22 de abr. de 2013

Apresentações: "A estrutura interativa das histórias em quadrinhos eletrônicas" e "Narratividade e figuratividade em capas de manuais de língua inglesa" (29/04/13)

A estrutura interativa das histórias em quadrinhos eletrônicas
Rubens César Baquião (Doutorando - Unesp)

Resumo: Pretende-se discutir a organização semiótica de histórias em quadrinhos produzidas com os recursos da tecnologia digital. Os conceitos da semiótica plástica, da semiótica figurativa e da semiótica tensiva fundamentam a análise desse tipo de objeto. A dimensão plástica da semiótica é o domínio no qual os elementos sensíveis dos objetos apresentam-se como formantes, que podem ser reconhecidos pela organização cromática, eidética, topológica ou matérica. Esses elementos plásticos interagem com elementos do conteúdo (axiologias e papéis actanciais). É possível reconhecer a relação entre as práticas sensoriais (plasticidade do texto-enunciado) e a emergência do sentido gerado (papéis actanciais e axiologias). O texto escolhido para análise é a Hqtrônica NeoMasoPrometeu, criada por Edgar Franco; trata-se de um trabalho polissensorial, que faz uso dos recursos visuais das histórias em quadrinhos e também dos recursos sonoros da música e da animação eletrônica.

Narratividade e figuratividade em capas de manuais de língua inglesa
Luiz Carlos Pedrosa Torelli (Mestrando - Unesp)

Resumo: A apresentação consiste numa aplicação dos principais conceitos da semiótica visual francesa à análise das imagens presentes nas capas de alguns livros didáticos de língua inglesa, adotados por diferentes escolas de idiomas. Tomando como principal referencial metodológico as contribuições de J.-M. Floch, pretende-se demonstrar essencialmente a presença de uma narratividade implícita, subjacente à dimensão meramente figurativa das capas, que estabelecem entre si um contínuo narrativo ordenado e articulado.

Data: 29/04/13 (Segunda-feira)
Horário: das 14 às 17h.
Local: Anfiteatro E da FCLAr/Unesp.


Postado por

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por enviar o seu comentário! Ele será publicado em breve.