28 de out. de 2013

PODCAST - "Jakobson e Saussure" e "Princípios semióticos em Saussure"

Ouça "Jakobson e Saussure", com Maria de Lourdes Ortiz Gandini Baldan (FCLAr), e "Princípios semióticos em Saussure", com Fernanda Massi (GPS-UNESP/CASA). As palestras foram realizadas no Seminário de Semiótica da Unesp em 21 de outubro de 2013.


Se preferir, faça o download do áudio.

14 de out. de 2013

Apresentações: "Jakobson e Saussure" e "Princípios semióticos em Saussure" (21/10/13)

O próximo encontro do Seminário de Semiótica da Unesp (SSU) será realizado na segunda-feira, 21/10/13, das 14h às 17h, no Anfiteatro C da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Araraquara.

Nesse dia, haverá duas apresentações:

Jakobson e Saussure
Maria de Lourdes Ortiz Gandini Baldan (FCLAr)
 

Princípios semióticos em Saussure
Fernanda Massi (GPS-UNESP/CASA) 


Não é necessário fazer inscrição! Basta comparecer no horário do evento. Haverá emissão de certificado para os presentes.

Confira a programação completa do SSU para o segundo semestre de 2013 no link http://seminariodesemiotica.blogspot.com.br/p/programacao.html.

LIVRO - História concisa da semiótica


Hoje nossa sugestão de leitura se volta tanto para aqueles que querem iniciar seus estudos em semiótica como para os interessados em sua história. Partindo de uma abordagem didática, o livro História concisa da semiótica organiza os conceitos que levaram à formação da teoria em uma ordem histórica, que não corresponde, necessariamente, à ordem da história real.Partindo das relações entre Ferdinand de Saussure e a semiologia, o livro de Anne Hénault discute o projeto científico da linguística, que daria origem, posteriormente, à teoria semiótica. Antes de chegar a Algirdas J. Greimas e à escola semiótica de Paris, a autora passa pelas abstrações de Hjelmslev, pelos formalistas russos (V. Propp e a tradição oral) e pelos estruturalistas de Praga, desenhando os arcabouços teóricos da semiótica francesa.O esforço teórico de Greimas e da escola de Paris foi reconhecido pela autora e, assim, os desdobramentos dessa vertente da teoria semiótica foram privilegiados. Alguns leitores podem estranhar, por exemplo, a ausência de discussões sobre a teoria semiótica americana de Charles Sanders Pierce (semiótica peirciana) nesse livro, que foi desprezada pelo recorte feito por Anne Hénault.A partir do “ponto de não-retorno”, reflexão de Saussure sobre a língua, História concisa da semiótica contempla as descobertas semióticas realizadas a partir do final do século XIX que fundaram a singularidade e a autonomia dessa teoria. Mesmo que muitos teóricos tenham sido apenas citados e pouco discutidos neste trabalho, vale a pena conhecer essa história uma vez que “a real definição da teoria semiótica é sua história”.

História concisa da semiótica - Anne Hénault DISPONÍVEL EM:www.parabolaeditorial.com.brR$22,00Fernanda Massi

7 de out. de 2013

PODCAST - "Dualismo e racionalidade semiótica em F. de Saussure"

Ouça "Dualismo e racionalidade semiótica em F. de Saussure", palestra realizada pelo Prof. Dr. Matheus Nogueira Schwartzmann (Unesp) em 30 de setembro de 2013, no Seminário de Semiótica da Unesp.


Se preferir, faça o download do áudio.

XII miniENAPOL de Semiótica

XII miniENAPOL de Semiótica


Estão abertas as inscrições com apresentação de trabalho. Os interessados devem se inscrever no site do evento até 20 de outubro de 2013.

O evento ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2013.

Local: FFLCH/USP, São Paulo, SP.

Para mais informações sobre o evento acesse o site:
http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/MiniEnapol/minienapol-home.html