26 de nov. de 2013

Revista Entrepalavras

Revista Entrepalavras - Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Submissões de trabalhos até dia 31/12/13
Mais informações pelo site: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista


18 de nov. de 2013

Apresentação: "Saussure segundo Voloshinov" (25/11/13)

O próximo encontro do Seminário de Semiótica da Unesp (SSU) será realizado na segunda-feira, 25/11/13, das 14h às 17h, no Anfiteatro C da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Araraquara.

Nessa ocasião, a Profa. Dra. Assunção Aparecida Laia Cristóvão (Unincor) apresentará a palestra intitulada "Saussure segundo Voloshinov".


Não é necessário fazer inscrição. Basta comparecer no horário do evento. 

Contamos com a sua presença!

12 de nov. de 2013

LIVRO - O romance policial do século XXI: manutenção, transgressão e inovação do gênero

Ao estudar os romances policiais mais vendidos no Brasil entre 2000 e 2007, Fernanda Massi constatou um grande distanciamento entre esses textos e os romances policiais tradicionais. Nos livros escritos por autores clássicos como Agatha Christie, Conan Doyle e Georges Simenon, há algumas características recorrentes: um crime de autoria desconhecida, um criminoso com motivos para assassinar e um detetive encarregado de encontrar a identidade do criminoso e entregá-lo à polícia para que receba a merecida punição. 


Nesta obra, Massi nota que autores contemporâneos como Rubem Fonseca, Luiz Alfredo Garcia-Roza e Dan Brown, entre outros, mantêm a tríade criminoso-vítima-detetive, pois ela é indispensável ao enredo. Mas utilizam o núcleo do romance policial para abordar outros temas, como adultério, corrupção em órgãos públicos, segredos de fundo religioso ou deterioração familiar. 



Assim, segundo a autora, esses escritores escrevem com uma liberdade característica da pós-modernidade: desenvolvem a narrativa seguindo o modelo fixo de estrutura do gênero policial, porém de modo vivo e adaptado à contemporaneidade, inclusive no que concerne aos valores morais.



O diagnóstico alcançado lança nova luz sobre o cenário contemporâneo da literatura policial. 


DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD GRATUITO EM: <http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=203>

IMPRESSÃO SOB DEMANDA PELO SITE: www.culturacademica.com.br

VENDAS A PRONTA-ENTREGA (com a própria autora): R$18,00

6 de nov. de 2013

Revista do GEL

Revista do GEL - publicação semestral do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo
Submissões de trabalhos em fluxo contínuo
Mais informações pelo site: http://revistadogel.gel.org.br/rg