12 de mai. de 2014

LIVRO - O ponto de vista em semiótica: fundamentos teóricos e ensaio de aplicação em "A hora da estrela"

     “O ponto de vista em semiótica” apresenta o resultado de uma longa e acurada pesquisa de mestrado desenvolvida por Maria Goreti da Silva Prado (Mestre em Linguística e Língua Portuguesa e Especialista em Teorias Linguísticas e Ensino pela UNESP Araraquara).
    Nesse livro, a autora delineia o trajeto percorrido pelo conceito de ponto de vista em semiótica: do inteligível ao sensível. O trabalho de Maria Goreti apresenta os estudos iniciais que privilegiaram o enunciado e, posteriormente, a enunciação até chegar, enfim, ao conceito de campo de presença, próprio da semiótica tensiva.
     O primeiro capítulo do livro (Enunciação e ponto de vista) mostra como “a singularidade da enunciação é decorrente da escolha de um ponto de vista”. Além disso, apresenta e discute as definições dicionarizadas de ponto de vista – termo comum em diferentes áreas de estudo – a partir dos vieses enunciativo, literário e semiótico.
    No capítulo 2 (Tensividade e ponto de vista), Maria Goreti apresenta o histórico dos estudos tensivos, discorrendo sobre os conceitos de “corpo”, “paixões”, “estesia”, “presença”, “visada”, “apreensão”, “campo posicional”, “fonte”, “alvo” e “controle”. A autora parte de Semiótica das paixões para chegar à Da imperfeição apresentando, neste percurso, a necessidade evidente de expansão do projeto teórico da semiótica.
    Toda essa rica discussão teórica pode ser saboreada em um perspicaz ensaio de aplicação no livro A hora da estrela, de Clarice Lispector (capítulo 3: A construção do ponto de vista em A hora da estrela). Em um trabalho que discute “ponto de vista” subentende-se que a escolha de tal obra possa ser fortemente justificada. A narrativa de Clarice oferece dois pontos de vista que dividem a obra em duas histórias: a de Rodrigo S. M. e a de Macabéa.
     A leitura de “O ponto de vista em semiótica” é indispensável tanto para os semioticistas, especificamente, quanto para o público que se interessa pelos estudos da linguagem e do sentido. Seus leitores podem desfrutar a discussão teórica profunda e pertinente de um conceito tão presente nesse campo de estudos e, ao mesmo tempo, vislumbrar a aplicação desse conceito não apenas no “ensaio de aplicação”, mas também permeando toda a pesquisa realizada.
      O download gratuito do livro encontra-se disponível no site:

Postado por

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por enviar o seu comentário! Ele será publicado em breve.