25 de ago. de 2014

Dissertação - VIDAS EM JOGO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA TELENOVELA (PosLing/UFF)

A sugestão de dissertação dessa semana é um estudo semiótico da novela Vidas em Jogo, transmitida pela Rede Record entre 2011 e 2012. A pesquisa foi desenvolvida por Alexandra Robaina dos Santos sob orientação da Profª. Dra. Sílvia Maria de Souza, e defendida em 2013 no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF).


SANTOS, A. R. Vidas em jogo: uma análise semiótica da telenovela. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

RESUMO: A dissertação analisa a telenovela, o gênero televisivo mais popular do Brasil, sob a perspectiva da Semiótica Discursiva. Elege-se como objeto a novela Vidas em Jogo, produzida e exibida pela Rede Record entre março de 2011 e abril de 2012. A telenovela é tomada como um texto, isto é, um todo organizado de sentido, devido à filiação teórica adotada graças a qual se considera texto todo e qualquer objeto dotado de significação. Dentre as ferramentas teóricas fornecidas pela semiótica, este trabalho se concentra nos níveis narrativo e discursivo, a fim de compor, por meio da análise, o esquema narrativo concretizado discursivamente por meio dos temas e figuras utilizados. Ao fim da análise, busca-se traçar a imagem de enunciatário inscrito na telenovela, bem como observar em que medida o discurso da telenovela reforça os valores eleitos e disseminados pela emissora.

Palavras-chave: 1. telenovela, 2. Rede Record, 3. análise semiótica.


Postado por

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por enviar o seu comentário! Ele será publicado em breve.