31 de jul. de 2014

Página dos CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada no Facebook

OS CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, além das recentes reformulações do site e do projeto gráfico da sua revista, têm o prazer de levar ao ar a sua página no Facebook:
A integração entre o site e a fanpage dos CASA tem como objetivo facilitar a divulgação e o compartilhamento das edições e artigos publicados, além de informações pertinentes ao processo editorial (chamadas para publicação, comunicados, etc.) e a interação com público.

A partir de agora, será possível compartilhar um ou mais artigos do site dos CASA ( http://seer.fclar.unesp.br/casa/index ) nas principais redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.) e sistemas de gerenciamento de conteúdo (Blogger, Wordpress, entre outros), bastando para isso clicar na tecla "partilhar", logo abaixo de cada artigo, e selecionar a rede ou canal desejado.

Curta, comente e compartilhe esta iniciativa!

28 de jul. de 2014

Chamada para publicação

Revista Acta Scientiarum - Language and Culture (publicação online da UEM - Universidade Estadual de Maringá)
Submissão de artigos para o vol. 37 nº 1 até o dia 15/08/14
Temas: Linguística e Literatura (temática livre)
Mais informações: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult.

22 de jul. de 2014

CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, Vol.12, n.1, julho de 2014

Prezados colegas:
Acaba de ser publicado o vol. 12, n. 1, julho de 2014, dos CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada: http://seer.fclar.unesp.br/casa/issue/view/502 .
A revista ganhou um novo projeto gráfico e passou a contar com uma versão integral, em formato PDF, que pode ser lida off-line em smartphones, tablets e computadores.
Agradecemos a todos os autores do volume por suas contribuições, assim como aos conselheiros, pareceristas, tradutores, revisores e diagramadores.
Aproveitamos a ocasião para informar que o prazo para submissão de artigos para o vol. 12, n. 2, dezembro de 2014, foi prorrogado para 25 de agosto próximo. Já para esse número, os CASA aceitarão tão somente a submissão de trabalho de autor que seja doutor ou escrito em coautoria com autor doutor.
Boa leitura!
Cordialmente,
Jean Cristtus Portela
CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada

21 de jul. de 2014

IX SELISIGNO e X Simpósio de Leitura da UEL

IX SELISIGNO e X Simpósio de Leitura da UEL


O evento ocorrerá nos dias 22 a 24 de outubro de 2014.

Inscrição com apresentação de trabalhos até 30 de julho 2014.


Local: Centro de Letras e Ciências Humanas - UEL
Londrina, Paraná

Para saber os valores e modalidades das inscrições, entre outras informações sobre o evento, acesse o site: http://www.uel.br/eventos/selisigno/

SEMICULT - Congresso Internacional de Semiótica e Cultura

SEMICULT - Congresso Internacional de Semiótica e Cultura


O evento ocorrerá nos dias 14 a 19 de setembro de 2014.

Além de apresentar trabalhos é possível se inscrever em diversos minicursos que serão ministrados durante o evento.

Local: UFPB 
João Pessoa/Paraíba

Para saber sobre os prazos e os valores das inscrições, entre outras informações sobre o evento, acesse o site: http://www.cchla.ufpb.br/semicult/

XIII MINIENAPOL DE SEMIÓTICA

XIII MINIENAPOL DE SEMIÓTICA


O evento ocorrerá nos dias 08 a 10 de outubro de 2014.
Os interessados em apresentar trabalho devem se inscrever no site do evento.

Local: Sala 266 do prédio de Letras
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP
São Paulo/SP.

Para saber sobre os prazos e os valores das inscrições, entre outras informações sobre o evento, acesse o site:  http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/MiniEnapol/minienapol-home.html

LANÇAMENTO: "Du Sens II" é traduzido para o Português

Sobre o Sentido II não é uma simples continuação de Sobre o sentido I. Com este livro, Greimas, em um gesto decisivo, leva as aquisições da semiótica a domínios que excedem em muito aquele com o qual ela se identifica em um primeiro momento. O texto dito teórico surge assim como que governado por um programa narrativo, pois o autor, ao estudar um prefácio de Georges Dumézil, mostra como este texto se configura como uma busca pela verdade envolta em obstáculos – isto é, em termos analisáveis pelo estudo estrutural da narrativa. Outros textos, à primeira vista surpreendentes, também podem ser incluídos nessa descrição: é examinado, em particular, o programa narrativo de uma... receita de cozinha.

Entretanto, Greimas aborda sobretudo questões ainda mais primordiais que as até então discutidas: o autor propõe a descrição formal da construção do objeto pelo discurso ou do sujeito no discurso quando apresenta notadamente as constelações semânticas do universo do crer e do universo do saber, iniciando um estudo semiótico das paixões (da cólera, por exemplo). O semionarrativo aparece assim como uma forma bem mais ampla que a narrativa literária à qual geralmente está relacionado; ele é a própria trama, não somente da comunicação e da vida social, mas também da vida emocional e afetiva.

Sobre o autor
Algirdas Julien Greimas nasceu em 1917, na Lituânia, e faleceu em 27 de fevereiro de 1992, em Paris. Professor em Alexandria, Ancara, Istambul, Poitiers, em 1965 tornou-se directeur d'études (semântica geral) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). É o fundador, com Roman Jakobson e Émile Benveniste, da semiótica linguística.

Sobre o tradutor
Dilson Ferreira da Cruz é doutor em semiótica pela Universidade de São Paulo e autor, dentre outros, de Estratégias e máscaras de um fingidor – a crônica de Machado de Assis e O éthos do enunciador dos romances de Machado de Assis, ambos publicados pela Nankin Editorial. É também tradutor de diversas obras na área de ciências humanas.

SOBRE O SENTIDO II
Ensaios semióticos
Tradução de Dilson Ferreira da Cruz
ISBN 978-85-7751-088-7
256 páginas - R$65,00

Publicado em julho de 2014 pela Nankin Editorial, em coedição com a Edusp.