29 de abr. de 2015

PODCAST: "Sémiotique et transmission: praxis et formes de vie" (Jacques Fontanille)

Ouça a conferência "Sémiotique et transmission : praxis et formes de vie", com o Prof. Dr. Jacques Fontanille (Université de Limoges, França), realizada no Seminário de Semiótica da Unesp em 17 de abril de 2015.




Se preferir, faça o download do áudio.

28 de abr. de 2015

CONFERÊNCIA: "A semiótica face aos grandes desafios sociais do século XXI" - Jacques Fontanille (11/05/15)

No dia 11 de maio de 2015, das 14h às 16h, na sala 89, o Prof. Dr. Jacques Fontanille (Université de Limoges) ministrará a conferência “A semiótica face aos grandes desafios sociais do século XXI”, como encerramento de suas atividades como professor visitante no Departamento de Linguística da FCL/Unesp, câmpus de Araraquara, com apoio da Fapesp.

Jacques Fontanille é um dos principais pesquisadores da semiótica europeia. É membro sênior do Instituto Universitário da França e fundador do Centro de Pesquisas Semióticas da Universidade de Limoges. Sua obra compreende mais de duas centenas de artigos e dezenas de obras traduzidas para diversas línguas. Fontanille foi reitor da Universidade de Limoges (2005-2012) e chefe de gabinete do Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa (2013/2014).

As inscrições para a conferência, que será ministrada em português, deverão ser realizadas pelo link abaixo até 07/05:


Acesse o RESUMO da conferência. 

A conferência, que faz parte da programação semestral do Seminário de Semiótica da Unesp (SSU), é uma promoção do Departamento de Linguística, do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa e do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da FCL/Unesp, câmpus de Araraquara, em parceria com o Grupo CASA e com o Grupo de Pesquisa em Semiótica da Unesp (GPS-Unesp).

Haverá emissão de certificado para os presentes.

Participe!

15 de abr. de 2015

LIVRO: "Formas de vida: rotina e acontecimento", de Edna Nascimento e Vera Abriata (Org.)



          Acaba de sair do forno Formas de vida: rotina e acontecimento, organizado pelas professoras Edna Nascimento, da UNESP/Araraquara, e Vera Lucia Rodella Abriata, da UNIFRAN. O livro está à venda no site da Editora Coruja e seu lançamento será realizado na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara, no dia 22/04/2015, às 18h, na sala 89.
          As professoras Edna e Vera trabalham com o conceito semiótico de "formas de vida" há bastante tempo e reuniram nesse livro trabalhos de outros importantes pesquisadores brasileiros: Naiá Sadi Câmara, Juliana Spirlandelli, Ivã Carlos Lopes, Matheus Nogueira Schwartzmann e Jean Cristtus Portela.
          Os autores dialogam com dois textos fundamentais que também integram o livro: "O belo gesto", de Algirdas Julien Greimas, texto pioneiro sobre as formas de vida, e "Quando a vida ganha forma", de Jacques Fontanille, que apresenta hipóteses mais recentes sobre o conceito e constitui o primeiro capítulo de sua obra ainda inédita Les formes de vie.
       

13 de abr. de 2015

Simpósio internacional Louis Hjelmslev, 50 anos depois


O GES-USP em parceria com o CEDOCH apresenta o "Simpósio internacional Louis Hjelmslev, 50 anos depois", em homenagem a Louis Hjelmslev (1899 - 1965), neste ano em que faz 50 anos de seu falecimento.

Conferencistas convidados:
    Driss Ablali (Metz)
    Sémir Badir (Liège)
    Alain Herreman (Rennes)
    Alessandro Zinna (Toulouse)

Data e local: 11 e 12 de junho de 2015 na FFLCH-USP

Inscrição para apresentação de trabalho: até 10 de maio de 2015

Para se inscrever e obter mais informações, acesse o link:
http://semiotica.fflch.usp.br/Simposio50anosHjelmslev

8 de abr. de 2015

CONFERÊNCIA: Sémiotique et transmission : praxis et formes de vie - Jacques Fontanille (17/04/15)

No dia 17 de abril de 2015, sexta-feira, das 17h às 19h, na Unesp/Araraquara, o Prof. Dr. Jacques Fontanille (Université de Limoges) realizará a conferência "Sémiotique et transmission : praxis et formes de vie".

A conferência, realizada em francês, será  seguida de um debate.

Local: Unesp/Araraquara, sala 31, FCL. 60 vagas.

Inscrições disponíveis no link:


Sémiotique et transmission : praxis et formes de vie - Jacques Fontanille

Résumé: Considérées sous leur dimension pratique, les formes sémiotiques sont nécessairement aux prises avec la diachronie, puisque la saisie pratique de leur signification est alors indissociable d’un cours d’action, d’un cours de vie, du cours d’existence en général. D’un point de vue anthropologique, cette dimension temporelle du cours des pratiques est constitutive du lien social, notamment grâce à la dialectique de l’échange, du don, de la dette et du contre-don, mais aussi plus généralement de la transmission du signe, des sémiotiques-objets en général, et notamment des formes de vie. Saussure avait déjà bien identifié (notamment dans ses Ecrits) la forte association entre la sémiose, les effectuations individuelles et massives du système, et la transmission : pour qu’il y ait sémiose, il faut qu’il y ait effectuation (une manifestation du système), et cette effectuation est ipso facto une transmission ; et réciproquement, pour qu’il y a transmission, il faut que les systèmes de valeurs soient « effectués » et manifestés dans des sémiotiques-objets. Dans toute transmission sociale et culturelle, il y a donc quelque chose comme un « moment sémiotique ». L’une des formes que peut prendre ce « moment sémiotique » est celle des formes de vie. Les signes, les œuvres, les pratiques et les rituels sont à cet égard également transmissibles. Mais les transmissions les plus durables et profondes sont celles qui sont « portées » par des formes de vie, pour peu qu’elles soient elles-mêmes configurées comme des institutions socio-culturelles et des constituants nécessaires de la sémiosphère. 

7 de abr. de 2015

Novo website do Ges-Usp - Grupo de Estudos Semióticos / FFLCH-USP

O Grupo de Estudos Semióticos da FFLCH-USP está inaugurando seu novo website: semiotica.fflch.usp.br . Desde 2001, sem interrupção, o Ges-Usp mantém atualizadas suas páginas na internet, que ao longo do tempo foram se firmando como um ponto de encontro bem conhecido para quem se interessa pela semiótica e domínios conexos. Conservando seu princípio de simplicidade e informatividade, o novo website é feito com tecnologias mais atuais da Web, que lhe conferem maior navegabilidade e flexibilidade de uso. Pouco a pouco, o conteúdo das páginas mais antigas será incorporado ao novo endereço. Todas as informações sobre a agenda deste primeiro semestre 2015, especialmente rico em cursos e encontros de semiótica na USP, já estão expostas ali. É só conferir.

Enviado por Ivã Carlos Lopes.

6 de abr. de 2015

CURSO de difusão cultural na FFLCH-USP "Elementos para o estudo do texto: teoria e aplicação"

O curso de difusão cultural "Elementos para o estudo do texto: teoria e aplicação" é promovido pelo Grupo de Estudos Semióticos da FFLCH-USP e coordenado pelo GES e pelo Prof. Dr. Waldir Beividas (FFLCH-USP).

Será ministrado por:
    Paula Martins de Souza (doutoranda, GES - USP)
    Alpha Condeixa Simonetti (doutoranda, GES - USP)
E pelos ministrantes convidados:
    Prof. Dr. Waldir Beividas (FFLCH-USP)
    Prof. Dr. Ivã Lopes (FFLCH-USP)

Ocorrerá em seis encontros semanais, aos sábados, das 9h às 12h, entre 11 de abril e 26 de maio de 2015.

Local: Prédio de Letras da FFLCH-USP

Inscrição até 08 de abril de 2015, ou enquanto houver vagas.
 
Para saber os valores, conteúdo programático do curso entre outras informações, acesse o link:
http://semiotica.fflch.usp.br/node/308