15 de set. de 2015

Sugestão de leitura: "Sens et musicalité", de Verónica Estay Stange



"Esse livro estuda o paradigma musical que atravessa o romantismo alemão, o simbolismo francês e o formalismo do fim do século XIX. Sob a hipótese da musicalidade, propõe um modelo transversal de análise das artes e recoloca o simbolismo no quadro de uma história das formas estéticas".

A obra é dividida em três grandes partes (aqui traduzidas livremente): 1) A episteme das correspondências, 2) Simbolismo e musicalidade e 3) Musicalidade na "surdina": sincretismo, sinestesia e fenomenalidade.

É possível visualizar o sumário completo nesse link: http://www.classiques-garnier.com/editions-tabmats/VeyMS01_tabmat.pdf

Verónica Estay Stange participou recentemente de um ciclo de conferências promovido pelo Seminário de Semiótica da UNESP, junto com Denis Bertrand, cujos podcasts podem ser encontrados neste blog. Verónica é doutora em literatura francesa, pesquisadora na Universidade de Luxemburgo e professora na Sciences-Po Paris. Seus trabalhos tratam das relações entre a semiótica, a literatura e a estética, em torno do conceito de "musicalidade". Ela já publicou vários artigos, especialmente sobre a migração das formas estéticas do romantismo alemão ao simbolismo francês.