29 de abr. de 2016

Disciplina concentrada - FFLCH-USP: "Semiótica da imagem científica: gêneros discursivos e enunciação visual", com Maria Giulia Dondero


Entre os dias 09 e 12 de maio de 2016, a Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da FFLCH-USP oferece uma disciplina concentrada: Semiótica da imagem científica: gêneros discursivos e enunciação visual. Com um total de 15 horas-aula, o curso valerá dois créditos para os pós-graduandos. Maria Giulia Dondero (FRS-FNRS, Université de Liège) ministrará as aulas, a convite das professoras Norma Discini e Elizabeth Harkot-de-La-Taille.

Para informações em detalhe: Departamento de Linguística FFLCH-USP

25 de abr. de 2016

I Jornada do Grupo de Pesquisa em Semiótica da UNESP: "Semiótica da imagem científica"


A I Jornada do Grupo de Pesquisa em Semiótica da Unesp: “Semiótica da imagem científica”, que acontecerá no dia 20 de maio de 2016 no Anfiteatro D da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara, será consagrada à vulgarização e à representação da ciência na sociedade contemporânea, tema que alimenta tanto o debate público e político quanto o pensamento crítico, explicitando a complexidade do mundo da pesquisa e da construção do conhecimento.

Abordaremos a vulgarização científica a partir do estudo do funcionamento da imagem no âmbito da comunicação científica, dando especial atenção à interação entre texto verbal e visual na literatura de vulgarização composta por revistas direcionadas a um público especializado e ao público em geral, assim como às relações entre comunicação, arte e ciência, com o intuito de colocar em evidência as especificidades semióticas dos textos e discursos que exploram, de diferentes maneiras, o fazer científico.

Para dar conta da complexidade do tema proposto, lançaremos mão de abordagens oriundas das teorias do discurso, da semiótica discursiva e da semiótica geral, com o objetivo de compreender os mecanismos linguísticos, visuais, retóricos, pragmáticos, cognitivos e passionais que subjazem à comunicação científica.

INSCRIÇÕES abertas de 25/04 a 19/05/2016, pelo link:
http://pitagoras2.fclar.unesp.br/inscricoes/index.php

Inscrições gratuitas. 60 vagas.

***

PROGRAMAÇÃO – 20 de maio de 2016

9h30: Abertura.

10h-11h30:

Climatologia em imagens na escola e na rua
Elizabeth Harkot-de-la-Taille (USP)

Origem da vida ou síntese da ribose?: vulgarização on-line e imagem científica
Matheus Nogueira Schwartzmann (Unesp)

12h-14h: Almoço.

14h-15h30:

Imagens do Zika na Pesquisa FAPESP
Jean Cristtus Portela (Unesp/CNPq)

O papel da imagem no texto de reportagem na revista Unesp Ciência
Arnaldo Cortina (Unesp/CNPq)

15h30-16h: Intervalo;

16h-17h30:

Esquema e tabelas nos discursos da linguística e da semiótica: uma análise dos textos de B. Pottier e C. Zilberberg
Antonio Vicente Seraphim Pietroforte (USP)

De l’équation à la "vue d’artiste": de la recherche à la vulgarisation et retour
Maria Giulia Dondero (FNRS/ULg/CNPq)

17h30-18h:

Encerramento
Jean Cristtus Portela (Unesp/CNPq) e Maria Giulia Dondero (/FNRS/ULg/CNPq)


***

REALIZAÇÃO

Organizadores
Jean Cristtus Portela (UNESP/CNPq)
Maria Giulia Dondero (FNRS/ULg/CNPq)

Comissão Científica
Arnaldo Cortina (Unesp/CNPq)
Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento (Unesp/CNPq)
João Batista Toledo Prado (Unesp)
Maria de Lourdes Ortiz Gandini Baldan (Unesp)
Matheus Nogueira Schwartzmann (Unesp)

Promoção
Grupo de Pesquisa em Semiótica da Unesp – GPS-UNESP
Departamento de Linguística (FCLAr/Unesp)
Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa
Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários

Apoio
CNPQ
UNESP


24 de abr. de 2016

Conferência do prof. Jacyntho Lins Brandão na Unesp de Araraquara


(Crédito: Foca Lisboa/SESCMG)


Na próxima quinta-feira, 28/04, às 14h30, será ministrada na sala 34 da FCL/CAr a conferência "Da tabuinha de argila ao português: traduzindo o poema de Gilgamesh", pelo Prof. Dr. Jacyntho Lins Brandão (UFMG).

O Gilgamesh é um poema Babilônio escrito entre os séculos XII e XI a. C. dos quais nos chegaram "tabuinhas" escritas em caracteres cuneiformes. O Prof. Jacyntho pretende, em sua fala, fazer uma exploração de elementos do antigo idioma sumério e apresentar a escrita cuneiforme, além de colocar em discussão questões tradutórias e literárias desse antigo exemplar de poesia épica.

O evento é uma promoção do Grupo de Pesquisa Linceu e do Grupo de Pesquisa em Semiótica (GPS-UNESP), com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Estudos Literários e em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp de Araraquara.

Contamos com a sua presença!



RECAPITULANDO...


O quê?
Conferência "Da tabuinha de argila ao português: traduzindo o poema de Gilgamesh".

Quem?
Prof. Dr. Jacyntho Lins Brandão, Professor Titular de Língua e Literatura Grega da FALE/UFMG, um dos maiores especialistas brasileiros em cultura clássica. Acesse o site do prof. Jacyntho aqui.

Quando? 
Dia 28/04, das 14h30 às 16h30.

Onde?
Local: FCL/UNESP, câmpus de Araraquara, sala 34.

Para quem?
Evento aberto a todos os interessados. Entrada franca. Os participantes receberão certificado.

Para quantos?
85 vagas. Não é necessária inscrição prévia.

16 de abr. de 2016

PODCAST: “Sémiotique du discours scientifique: du texte à l’image”, com Maria Giulia Dondero (DIA 4)

Foto de Patrícia Moreira
Ouça a última das quatro aulas do minicurso “Sémiotique du discours scientifique: du texte à l’image”, ministrado pela Profa. Dra. Maria Giulia Dondero (Fonds National de la Recherche Scientifique/Université de Liège) no âmbito do Seminário de Semiótica da Unesp, como parte de suas atividades de pesquisadora visitante do CNPq – Nível 1 no Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCLAr/Unesp.

Aula 4 (14/04/2016):  “La vulgarisation et les pratiques muséales”

Acesse a galeria de fotos do dia 14/04/2016.

15 de abr. de 2016

Sugestão de leitura: "Pasiones sin nombre"


Há mais de 50 anos, a semiótica foi criada por A. J. Greimas como um projeto científico contemporâneo. Hoje, ela oferece uma nova face, como pode ser visto neste livro. 
Trata-se, agora, de recolher as dimensões perdidas do sentido, aquelas que dependem da própria presença do outro, da matéria sensível e, por essa via, extrair do inefável mil pequenas "paixões" vividas no instante, no contato com os homens e com as coisas, mas com frequência tão tênues que a língua as deixou "sem nome".
Eric Landowski reúne nesta obra um conjunto de propostas teóricas novas, destinadas a completar o aparato conceitual já em curso e uma série de análises concretas para mostrar como o sentido experimentado nasce de ajustes recíprocos e dinâmicos, por "contágio" entre copartícipes na experiência vivida.
Pasiones sin sombre foi traduzido de Passions sans nom por Desiderio Blanco e publicado pela Universidade de Lima. Essa tradução pode auxiliar os semioticistas brasileiros que tenham dificuldades com a língua francesa, enquanto não há uma versão em língua portuguesa da obra de Landoskwi.

PODCAST: “Sémiotique du discours scientifique: du texte à l’image”, com Maria Giulia Dondero (DIA 3)

Foto de Patrícia Moreira
Ouça a terceira das quatro aulas do minicurso “Sémiotique du discours scientifique: du texte à l’image”, ministrado pela Profa. Dra. Maria Giulia Dondero (Fonds National de la Recherche Scientifique/Université de Liège) no âmbito do Seminário de Semiótica da Unesp, como parte de suas atividades de pesquisadora visitante do CNPq – Nível 1 no Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCLAr/Unesp.

Aula 3 (13/04/2016): “L’image entre expérimentation et vulgarisation”

Acesse a galeria de fotos do dia 13/04/2016.

12 de abr. de 2016

PODCAST: “Sémiotique du discours scientifique: du texte à l’image”, com Maria Giulia Dondero (DIA 2)

Foto de Patrícia Moreira
Ouça a segunda das quatro aulas do minicurso “Sémiotique du discours scientifique: du texte à l’image”, ministrado pela Profa. Dra. Maria Giulia Dondero (Fonds National de la Recherche Scientifique/Université de Liège) no âmbito do Seminário de Semiótica da Unesp, como parte de suas atividades de pesquisadora visitante do CNPq – Nível 1 no Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCLAr/Unesp.

Aula 2 (12/04/2016): “Les systèmes sémiotiques autographiques et allographiques”

Acesse a galeria de fotos do dia 12/04/2016.

PODCAST: “Sémiotique du discours scientifique: du texte à l’image”, com Maria Giulia Dondero (DIA 1)

Foto de Taís de Oliveira
Ouça a primeira das quatro aulas do minicurso “Sémiotique du discours scientifique: du texte à l’image”, ministrado pela Profa. Dra. Maria Giulia Dondero (Fonds National de la Recherche Scientifique/Université de Liège) no âmbito do Seminário de Semiótica da Unesp, como parte de suas atividades de pesquisadora visitante do CNPq – Nível 1 no Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCLAr/Unesp.

Aula 1 (11/04/2016): “Les statuts des images”

Acesse a galeria de fotos do dia 11/04/2016.