1 de out. de 2017

Sugestão de leitura - " Em torno do Acontecimento uma homenagem a Claude Zilberberg" - Conrado Moreira Mendes, Glaucia Muniz Proença Lara (Orgs.)


A sugestão de leitura para o mês de outubro é o livro " Em torno do Acontecimento uma homenagem a Claude Zilberberg" que reúne reflexões importantes sobre a semiótica tensiva.

Sinopse:

Concebida como disciplina que estuda os mecanismos de produção de sentido dos textos, a semiótica de linha francesa apresenta, atualmente, importantes desdobramentos que, de certa forma, complementam o pensamento erigido pelo fundador da semiótica europeia, Algirdas Julien Greimas. Um desses desenvolvimentos teóricos é, sem dúvida, a semiótica tensiva, proposta pelo francês Claude Zilberberg. Essa vertente da semiótica entende que a significação se produz a partir da correlação entre o sensível e o inteligível – chamados, respectivamente, de intensidade e extensidade – e tem como noção central o acontecimento, que permite explicar fenômenos não previstos que irrompem, com grande impacto e velocidade, no campo de presença do sujeito. Assim, tendo o acontecimento como eixo conceitual, este livro reúne discussões teóricas e análises, empreendidas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, acerca de objetos e práticas diversos, que atravessam vários domínios, como o religioso, o político, o literário e o midiático, entre outros, o que demonstra a força e a atualidade do pensamento de Zilberberg.


Postado por

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por enviar o seu comentário! Ele será publicado em breve.