13 de fev. de 2017

Sugestão de leitura: "Corpo e sentido" - Jacques Fontanille



A partir do livro Corps et sens, de Jacques Fontanille, publicado em 2011 pela PUF, a EDUEL apresenta Corpo e sentido, traduzido por Fernanda Massi e Adail Sobral.

Além do conteúdo original, a versão em português também apresenta o Prefácio de Jacques Fontanille e o Posfácio dos tradutores, intitulado "Corpo e sentido: motivações para traduzir e o percurso de uma tradução".

A obra pode ser adquirida em formato impresso ou e-book no site da editora: http://www.eduel.com.br/corpo-e-sentido.html

"Corpo e sentido concentra-se particularmente no argumento principal de uma teoria semiótica do corpo. O sentido só é apreendido em suas transformações e transposições, quaisquer que sejam elas: a junção e o ajustamento de uma expressão e de um conteúdo, a enunciação que transpõe uma experiência em um mundo significante etc. Para cada uma dessas transformações, deve-se supor uma força que é mobilizada por um actante, ao qual pode-se atribuir a operação. A transformação e o actante que a realiza jamais são, de fato e de direito, isolados: eles reencontram outras transformações em curso, e outros actantes, implicados na mesma situação semiótica e imersos no mesmo ambiente de sentido."